DICAS DE LONGEVIDADE

8 fevereiro, 2024

- Se exponha a luz do Sol diariamente, 10 minutos ao acordar e depois mais 15 minutos ao meio dia.

- Beba 500ml de água antes do café da manha e se manha hidratado ao longo do dia 

- Treino de musculação de 3-5x por semana

- Caminhe pelo menos 20 minutos por dia

- Mantenha seus níveis de vitamina D entre 50-70ng/ml

- Use coenzima Q10 como fonte de suplementação 

- Evite alcool 

- Fazer jejum de 16hrs ou mais 1x por semana.

 

Peelings Químicos

30 agosto, 2022

É um tratamento de pele que funciona com aplicação de ativos químicos na pele. Esse tratamento estimula a renovação celular da pele além de diversos outros efeitos como o estimulo de colágeno. Sua finalidade pode ser voltada tanto para clareamento (melanose solar) como tratamento de pele acnéica. A aplicação desses ativos deverá ser feita em consultório sob vistoria de profissionais que atuam no ramo dermatofuncional. Alem disso, deve ser feito uma avaliação previa para saber qual peeling é ideal para o tratamento que você e sua pele necessitam. Vamos falar um pouco sobre os dois tratamentos abaixo.

Tratando- se de melanose solar, a nossa pele possui diferentes proporções de melanina distribuídas em sua superfície. A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, alem de atuar como uma proteção natural contra a radiação solar. Alterações na distribuicao da melanina levam a variações na tonalidade da pele. Essa variações, responsáveis pelas diferenças de tonalidade da pele, são mais comumente localizadas na face, mas podem estar presentes em outras regiões como colo, mãos, axilas e virilha. As causas das diferenças de tonalidade cutânea incluem fatores genéticos, raciais, hormonais e especialmente exposição solar. Desta forma, um tratamento com peelings efetivos para clareamento da pele deve associar de forma inteligente ativos com diferentes mecanismos de ação que irão atuar de forma sinérgica em diferentes estágios da formação das desordens pigmentares cutâneas para alcançar os melhores resultados no clareamento e uniformizar o tom da pele. Alem disso, o uso de filtro solar que é fundamental visto que o sol é um dos maiores causadores desta alteracao estética.

A acne é uma patologia representada em sua forma mais frequente pela acne vulgar como uma doença crônica, multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea. O espessamento da pele provoca a retenção de sebo e oleosidade que deveria ser eliminado, formando consequentemente os cravos. Com retenção do sebo e oleosidade, as bactérias presentes iniciam um processo inflamatório dentro do folículo, promovendo lesões doloridas mais conhecidas como espinhas. Ocorre com maior frequência na adolescência, mas o numero de casos em mulheres adultas vem aumentando, sejam aqueles que persistem desde a adolescência ou aqueles em que ha o surgimento tardio da doença. Seu surgimento deve-se a vários fatores que levam a um ponto comum: produção excessiva de oleosidade com acumulo desta proliferação bacteriana, Estes podem ser por causas externas ou internas, como:

- Hereditarias ou genéticas; 

- Disfunções hormonais ligadas ou não a puberdade;

- Falta ou má higienização da pele;

- Estresse;

- Fatores externos como sol em excesso e poluição 

O tratamento/ prevenção deve-se através de cuidados diários e específicos para pele acneica ou com tendência a acne (geralmente pele oleosa). Esses tratamentos resgatam o equilíbrio da pele para um estado normal, prevenindo o aparecimento da acne através da:

- Normalização da qualidade

- Higienização adequeada 

- Diminuição da oleosidade 

- Diminuicao da atividade das glândulas sebáceas;

- Remoção material que obstrui os poros  através da limpeza de de pele ou tratamentos com peelings. 


 

 

Toxina Botulínica

6 julho, 2022

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. A Clostridium Botulinum é uma bactéria anaeróbia, produz sete sorotipos diferentes de toxina (A, B, C, D, E, F e G). O sorotipo A é o mais comum e usado no Brasil, ela é produzida a partir da cultura da cepa Hall da bactéria e quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação da acetilcolina, que resultando assim, em um bloqueio do músculo para que o mesmo não se contraia. A ACETILCOLINA é um neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Sua dose letal em humanos adultos varia entra 2.500 a 3.500 unidades. 

O mecanismo de ação ocorre atrase de 3 etapas: fase 1 (fase de ligação); fase 2 (fase de internalização ) e fase 3 (efeito intracelular sobre proteínas SNARE). A toxina botulínica atua diretamente sobre a placa terminal neuromuscular e em outras sinapses, onde inibe a liberação do neurotransmissor acetilcolina, levando a paralisia muscular da fibra afetada e a perda de função no órgão alvo. 

Fase de ligação: na primeira etapa, quando injetada, sua cadeia se liga a receptores específicos sobre a membrana plasmática das terminações nervosas. O tempo ''ín vivo'' necessário para a ligação da toxina a esses receptores é desconhecido, mas tem sido estimado em pelo menos 30 minutos. 

Fase de internalização: a segunda fase envolve a internalização da toxina ligada no citosol nervoso por meio de endocitose mediada pelo receptor dependente de energia.

 Fase de efeito intracelular sobre proteínas SNARE: nessa etapa haverá um efeito sobre a proteína SNARE, por esse motivo, o impulso nervoso não despolariza o terminal por sináptico e não ocorre a contração muscular. A produção de acetilcolina não é afetada e novas sinapses são criadas, certa de 3 meses depois a atividade neuromuscular é restabelecida. O relaxamento muscular é notório no segundo dia e aumenta ate o decimo quarto dia, onde pode-se observar o ápice do resultado clinico. O tempo mínimo para se fazer uma nova aplicação é de 12 semanas, para reduzir a incidência de imunização.

Obs.: resultados podem variar de acordo com cada paciente!

As principais indicações de uso voltados a estética são: rugas de expressão em face do terço superior, medio e inferior. Pescoço e colo também são bastante procurados. Indicações voltados para fins terapêuticos: blefaroespasmos, espasmos hemifacial, estrabismo, distonia, torcicolo espasmódico, hiper-hidrose palmar, axilar e plantar. 

Contra indicações de devemos ter em mente sempre: pacientes com alergia a toxina ou excipientes; infecção local; gravidez ou lactação; ausência de resposta a TB por imunização (vacinas). 

Contra indicações relativas: transtornos generalizados da atividade neuromuscular; hipersensibilidade a albumina (clara de ovo) e distúrbios da coagulação sanguínea (haverá hematoma); doenças auto-imune em atividade como; lúpus, tireoidite, artrite, vitiligo, sorva-se, diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

TIPOS DE TOXINA MAIS UTILIZADAS NO MERCADO ATUAL

1. DYSPORT- UK

2. BOTOX- EUA 

3. NABOTA- COREIA DO SUL

4.BOTULIFT e BOTULIM - COREIA DO SUL

5. XEOMIN- ALEMANHA

A toxina conhecida como PROSIGNE (CHINA) seria a única no mercado que deve ser utilizada em pacientes com problemas na albuminurias.

O que podemos identificar e diferenciar cada marca citada acima? O alo de ação de cada toxina. Bom, cada toxina possui seu ''peso molecular'' Por exemplo, a toxina Xeomin (IncobotulinumtoxinA), possui um peso molecular de 150 kDa(Kilo-DAlton - Unidade de massa atômica) o Botox (OnabotulinumtoxinA) possui 900kDa e o Dysport (AvobotulinumtoxinA) 500 kDa. Isto torna a molécula do Botox mais lenta na instalação do seu efeito, além de apresentar menor difusão. Ja o Xeomin, age mais rapidamente e tem maior difusão, também maiores as possibilidades de intercorrências.