É um tratamento de pele que funciona com aplicação de ativos químicos na pele. Esse tratamento estimula a renovação celular da pele além de diversos outros efeitos como o estimulo de colágeno. Sua finalidade pode ser voltada tanto para clareamento (melanose solar) como tratamento de pele acnéica. A aplicação desses ativos deverá ser feita em consultório sob vistoria de profissionais que atuam no ramo dermatofuncional. Alem disso, deve ser feito uma avaliação previa para saber qual peeling é ideal para o tratamento que você e sua pele necessitam. Vamos falar um pouco sobre os dois tratamentos abaixo.

Tratando- se de melanose solar, a nossa pele possui diferentes proporções de melanina distribuídas em sua superfície. A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, alem de atuar como uma proteção natural contra a radiação solar. Alterações na distribuicao da melanina levam a variações na tonalidade da pele. Essa variações, responsáveis pelas diferenças de tonalidade da pele, são mais comumente localizadas na face, mas podem estar presentes em outras regiões como colo, mãos, axilas e virilha. As causas das diferenças de tonalidade cutânea incluem fatores genéticos, raciais, hormonais e especialmente exposição solar. Desta forma, um tratamento com peelings efetivos para clareamento da pele deve associar de forma inteligente ativos com diferentes mecanismos de ação que irão atuar de forma sinérgica em diferentes estágios da formação das desordens pigmentares cutâneas para alcançar os melhores resultados no clareamento e uniformizar o tom da pele. Alem disso, o uso de filtro solar que é fundamental visto que o sol é um dos maiores causadores desta alteracao estética.

A acne é uma patologia representada em sua forma mais frequente pela acne vulgar como uma doença crônica, multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea. O espessamento da pele provoca a retenção de sebo e oleosidade que deveria ser eliminado, formando consequentemente os cravos. Com retenção do sebo e oleosidade, as bactérias presentes iniciam um processo inflamatório dentro do folículo, promovendo lesões doloridas mais conhecidas como espinhas. Ocorre com maior frequência na adolescência, mas o numero de casos em mulheres adultas vem aumentando, sejam aqueles que persistem desde a adolescência ou aqueles em que ha o surgimento tardio da doença. Seu surgimento deve-se a vários fatores que levam a um ponto comum: produção excessiva de oleosidade com acumulo desta proliferação bacteriana, Estes podem ser por causas externas ou internas, como:

- Hereditarias ou genéticas; 

- Disfunções hormonais ligadas ou não a puberdade;

- Falta ou má higienização da pele;

- Estresse;

- Fatores externos como sol em excesso e poluição 

O tratamento/ prevenção deve-se através de cuidados diários e específicos para pele acneica ou com tendência a acne (geralmente pele oleosa). Esses tratamentos resgatam o equilíbrio da pele para um estado normal, prevenindo o aparecimento da acne através da:

- Normalização da qualidade

- Higienização adequeada 

- Diminuição da oleosidade 

- Diminuicao da atividade das glândulas sebáceas;

- Remoção material que obstrui os poros  através da limpeza de de pele ou tratamentos com peelings.